terça-feira, 31 de maio de 2016

Trilhos do Centro - Corno da Cabra

Foi no passado dia 17 de abril, pelas 09H00, que se realizou em Pisões - Pataias, Alcobaça a 3ª. edição do trail Corno da Cabra, na distância de 31kms, organizado pelo COC - Clube de Orientação do Centro, com partidas e chegadas junto à sede do Clube Recreativo Pisoense.
Prova esta a contar para o Circuito do Calcário/2016.
Percurso na sua maioria por trilhos, aceiros, carreiros e caminhos em zona florestal. Passagem por linhas de água, single tracks muito técnicos e algumas boas subidas, daquelas de encostar o queixo aos joelhos.
Esta foto descreve bem um pouco do percurso.
Prova bem sinalizada e com vários pontos de controle, percurso muito enrolado e com passagens muito perto de locais por onde já tinhamos passado, algumas zonas muito boas para se poder acelerar mais um pouco, principalmente nas zonas mais altas e muita lama...
Afinal havia mesmo a cabra, ela estava no meio desta subida eu vi-a e ouvi-a a berrar, subida esta de muito difícil progressão, devido à lama que escorregava e teimava em não me deixar subir... lá me ia agarrando ao que podia, ramos e às vezes até às silvas...
E como é normal nestas provas, temos sempre que subir a ladeira mais a pique e aqui também não foi excepção, além de ser inclinada também era escorregadia, deu para correr cerca de um terço, mas o resto deve que ser nas calmas... mas sempre de cabeça em baixo.
 
Depois de feita esta pequena subida, o pior foi endireitar as costas, não foi fácil... mas lá continuei  e assim foi até à meta.
Terminei na 7ª. posição da geral e 1º. do escalão, com o tempo de 03h00 e 12s.
Só ganhei ao António porque ele se enganou...
Veja aqui os resultados das provas dos 17k e 31k.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

III - Meia Maratona da Golegã

Golegã é uma vila pertencente ao distrito de Santarém, com cerca de 3 700 habitantes. É sede de um pequeno município, subdividido em 3 freguesias, Golegã, Azinhaga e Pombalinho.
Segundo vários autores, a Vila da Golegã teve origem no tempo de D. Afonso Henriques ou de D. Sancho I, quando uma mulher natural da Galiza e que residia em Santarém veio estabelecer-se com uma estalagem neste local. Que a Golegã já existia no sec.XV, parece não haver dúvidas, bem como depois de se haver estabelecido nela a dita Galega, ter passado a denominar-se Venda da Galega, Póvoa da Galega, Vila da Galega e mais tarde por corrupção de linguagem, "Golegã".
Golegã Capital do Cavalo
Há muito que passou a ser a Capital do Cavalo. O dia de São Martinho de Feira, que foi, tradicionalmente, o dia 11 de Novembro, passou ao ser mais belo e único espectáculo equestre público que se realiza a nível gratuito entre nós.
O programa de provas é muito extenso e variado: Ralies, Raids, Jogos Equestres, Campeonatos, Maratona de Carruagens, Exibições, são alguns dos mais belos espectáculos que na Golegã se realizam na sua apresentação do cavalo. E para complemento da festa justificando o adágio popular que "Pelo São Martinho prova o vinho", não faltarão a água-pé e as sempre apetecidas castanhas assadas.
A Feira Nacional do Cavalo, também conhecida como Feira da Golegã ou Feira de S. Martinho, decorre anualmente na vila da Golegã, no coração de Portugal, em pleno Ribatejo, entre os rios Tejo e Almonda...
A Câmara Municipal da Golegã vai realizar no dia 10 de abril de 2016, pelas 10 horas, a 3ª Meia Maratona da Golegã.
O evento será composto por uma corrida de 21,095 km (3ª Meia Maratona da Golegã), por uma prova de 8.232 metros (1ª Minimaratona da Golegã) e pela 3ª Caminhada da Golegã, com 5 km de extensão.
A partida decorrerá na Rua D. João IV e a chegada no Largo da Imaculada Conceição. O percurso irá percorrer as ruas da vila da Golegã, estrada nacional 365, ruas da aldeia do Pombalinho, ruas da freguesia de Azinhaga, e chegada na vila da Golegã.
- See more at: http://www.runportugal.com/corridas/3-meia-maratona-da-golega#sthash.6aEV5rmv.dpuf
- Não foi nesta época, novembro, altura da feira, que se realizou a III Edição da Meia Maratona, mas sim em abril, no dia 10, com a organização a cargo da Câmara Municipal e juntas de freguesias, com os apoios da Associação OMundodaCorrida  e dos elementos da Fisio-Massagem, Helena e Rui e mais voluntarios, desde já aqui deixo os meus parabens à Organização deste grande evento...
- Dia de inverno, fomos brindados pelo S. Pedro, pouco antes de ser dada a partida, começou a chover com alguma intensidade, tendo-nos feito companhia durante algum tempo e como não basta-se, ainda mais o vento forte, quando era de frente prejudicava um pouco, mas quando era de costas ajudava.
 Parte inicial da prova, pelo interior da Vila, cerca de 3 km, com um piso irregular, calçada e alcatrão, seguindo depois em direção à Azinhaga, passando pela Quinta da Brôa até ao Pombalinho, pela estrada da Inês e virando na rua 5 de Outubro, para depois apanharmos a EN 365 e começarmos o retorno, passagem de novo pela rotunda do Campino ao km 14, seguindo sempre esta até à entrada da Vila, pela rua do Campo e estávamos na meta...
Muita, alguma, gente a apoiar os atletas, à medida que iam passando, especialmente nas zonas urbanas.
Depois desta canseira, tivemos direito ao banho, nas instalações das Piscinas Municipais e ao almoço no pavilhão, onde se realizou a cerimonia da entrega dos prémios, para os melhores 3 da geral e escalões.
Eu terminei na 26ª. posição da geral e 5 do meu escalão, Equipa Fisio-Massagem..., com o tempo de 01.24.59.
Veja aqui os resultados
A Câmara Municipal da Golegã vai realizar no dia 10 de abril de 2016, pelas 10 horas, a 3ª Meia Maratona da Golegã.
O evento será composto por uma corrida de 21,095 km (3ª Meia Maratona da Golegã), por uma prova de 8.232 metros (1ª Minimaratona da Golegã) e pela 3ª Caminhada da Golegã, com 5 km de extensão.
A partida decorrerá na Rua D. João IV e a chegada no Largo da Imaculada Conceição. O percurso irá percorrer as ruas da vila da Golegã, estrada nacional 365, ruas da aldeia do Pombalinho, ruas da freguesia de Azinhaga, e chegada na vila da Golegã.
- See more at: http://www.runportugal.com/corridas/3-meia-maratona-da-golega#sthash.6aEV5rmv.dpuf

segunda-feira, 16 de maio de 2016

12 km Salvaterra de Magos

Realizou-se no passado dia 03 de abril, em Salvaterra mais uma edição da prova de atletismo, na distância de 12 km, denominada "XVI 12km de Salvaterra – Prova Professor António Lopes", organização a cargo da ACS Amigos da Corrida de Salvaterra com a colaboração da Xistarca e tendo como madrinha da prova Ercilia Machado...
Inicio às 10H30, com a meta instalada no local habitual, para a partida e chegada no Largo Lopes.
O percurso igual ao das edições anteriores, partida no Largo seguindo para a Av. Dr. Roberto Ferreira Fonseca em direcção a Vala, virando à direita passando pelo Largo do Rossio e novamente pelo local de partida, seguindo de novo pela Av. Dr. Roberto Ferreira da Fonseca, em direcção à Palhota, com retorno, esquerda junto CCAM e terminando no Largo Lopes.
Como cada vez há mais oferta de provas e por isso notou-se uma pequena quebra de participantes em relação aos anos anteriores.
Como no dia anterior, foi dia de trail no Piodão, nada melhor que uma prova à porta de casa para descomprimir dos 52km do dia anterior. 
E assim foi, sai da cauda do pelotão, para ir em passo lento e nas calmas, mas não adormecer, para lá ainda dava para correr, o vento ajudava, mas depois do retorno e com o vento de frente e as pernas cada vez mais pesadas, lá foram passando os kms e após 50m, cheguei à meta.
E assim se passou mais um fim de semana a correr.
86 da geral e 8 do escalão M/50.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Trail do Piodão


PIÓDÃO
É uma freguesia do concelho de Arganil e inclui as seguintes aldeias e quintas: Piódão, Malhada Chã, Chãs d’Égua, Tojo, Fórnea, Foz d’Égua, Barreiros, Covita, Torno, Casal Cimeiro e Casal Fundeiro.
Situa-se numa encosta da Serra do Açor. As habitações possuem as tradicionais paredes de Xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintadas de azul.
O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas, fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”. 
 
A Fudação Inatel e Associação Desportiva "OMUNDODACORRIDA", com o apoio da Câmara Municipal de Arganil e da Junta de Freguesia do Piódão, realizaram no passado dia 2 de Abril de 2016, pelas 09:00 horas, um evento denominado "IV INATEL PIÓDÃO TRAIL RUNNING". 
A prova ultra trail terá a distância de 50 km, havendo uma outra prova de trail na distância de 21 km, um mini trail de 15 km e uma caminhada de 15 km.
 O Ultra Trail tem a distância de 51.7 km, e tem início às 09:00 horas e o trail de 21km tem início às 09H30. Ambas as provas terão partida e chegada em frente à unidade INATEL Piódão Hotel.
Já tinha estado inscrito nesta prova, mas por motivos de saúde, nunca a tinha feito.
Excelente prova, tinha de tudo para quem gosta deste tipo corrida, talvez, na minha opinião, um pouco de estradão a mais, mas provavelmente terá que ser assim...
Paisagens de grande beleza, com alguns single treks muito bons e rápidos, boas e grandes subidas, foi até aos 1.375m de altitude logo a seguir ao 2º. abastecimento.

 Prova esta para ser feita com algum cuidado, devido ao grande desgaste fisico, tanto a subir como a descer, a partir do abastecimento ao km 32 e até ao próximo Penedos Altos, é que foi sofrer com cãibras, o pé ficava fixo e não o conseguia mover, os gémeos doiam que se fartavam, mas havia que continuar e assim alcancei de novo mais um posto de abastecimento.
Daqui e até ao Colcurinho eram só mais 5 kms e por fim cheguei a este e daqui para a frente, após um km ou dois entramos num estradão, sempre a descer, mas as descidas cada vez se tornavam mais difíceis, dores nos joelhos e não só, nas coxas, por isso mesmo tinha-se que ir com calma e os mais apressados e que ainda tinham algumas forças lá iam passando e eu a vê-los passar...

 Último abastecimento, 47km, só já faltavam 5, meti alguns gomos de laranja na boca e continuei, dali e até à meta já conhecia o percurso, ligeiramente a subir e já mesmo no fim uma subida, escadas até à tão desejada meta.
Percurso muito bem sinalizado e bons abastecimentos, como vem sendo hábito desta grande Associação "O Mundo da Corrida", parabens...
Finalmente cheguei, passadas 06H04. Nada mau, podia ser melhor mas não fui capaz, prova muito dificil.
No fim e para recuperação uma boa massagem dada pela grande equipa da fisio massagem, na pessoa do Rui Queixada e da Lena Pereira, obrigado amigos, são 5 estrelas...
Obrigado aos fotógrafos pela excelente reportagem.  
Classificação da geral 44 e 2º. do meu escalão.
Consulte aqui as classificações