quarta-feira, 11 de maio de 2016

Trail do Piodão


PIÓDÃO
É uma freguesia do concelho de Arganil e inclui as seguintes aldeias e quintas: Piódão, Malhada Chã, Chãs d’Égua, Tojo, Fórnea, Foz d’Égua, Barreiros, Covita, Torno, Casal Cimeiro e Casal Fundeiro.
Situa-se numa encosta da Serra do Açor. As habitações possuem as tradicionais paredes de Xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintadas de azul.
O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas, fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”. 
 
A Fudação Inatel e Associação Desportiva "OMUNDODACORRIDA", com o apoio da Câmara Municipal de Arganil e da Junta de Freguesia do Piódão, realizaram no passado dia 2 de Abril de 2016, pelas 09:00 horas, um evento denominado "IV INATEL PIÓDÃO TRAIL RUNNING". 
A prova ultra trail terá a distância de 50 km, havendo uma outra prova de trail na distância de 21 km, um mini trail de 15 km e uma caminhada de 15 km.
 O Ultra Trail tem a distância de 51.7 km, e tem início às 09:00 horas e o trail de 21km tem início às 09H30. Ambas as provas terão partida e chegada em frente à unidade INATEL Piódão Hotel.
Já tinha estado inscrito nesta prova, mas por motivos de saúde, nunca a tinha feito.
Excelente prova, tinha de tudo para quem gosta deste tipo corrida, talvez, na minha opinião, um pouco de estradão a mais, mas provavelmente terá que ser assim...
Paisagens de grande beleza, com alguns single treks muito bons e rápidos, boas e grandes subidas, foi até aos 1.375m de altitude logo a seguir ao 2º. abastecimento.

 Prova esta para ser feita com algum cuidado, devido ao grande desgaste fisico, tanto a subir como a descer, a partir do abastecimento ao km 32 e até ao próximo Penedos Altos, é que foi sofrer com cãibras, o pé ficava fixo e não o conseguia mover, os gémeos doiam que se fartavam, mas havia que continuar e assim alcancei de novo mais um posto de abastecimento.
Daqui e até ao Colcurinho eram só mais 5 kms e por fim cheguei a este e daqui para a frente, após um km ou dois entramos num estradão, sempre a descer, mas as descidas cada vez se tornavam mais difíceis, dores nos joelhos e não só, nas coxas, por isso mesmo tinha-se que ir com calma e os mais apressados e que ainda tinham algumas forças lá iam passando e eu a vê-los passar...

 Último abastecimento, 47km, só já faltavam 5, meti alguns gomos de laranja na boca e continuei, dali e até à meta já conhecia o percurso, ligeiramente a subir e já mesmo no fim uma subida, escadas até à tão desejada meta.
Percurso muito bem sinalizado e bons abastecimentos, como vem sendo hábito desta grande Associação "O Mundo da Corrida", parabens...
Finalmente cheguei, passadas 06H04. Nada mau, podia ser melhor mas não fui capaz, prova muito dificil.
No fim e para recuperação uma boa massagem dada pela grande equipa da fisio massagem, na pessoa do Rui Queixada e da Lena Pereira, obrigado amigos, são 5 estrelas...
Obrigado aos fotógrafos pela excelente reportagem.  
Classificação da geral 44 e 2º. do meu escalão.
Consulte aqui as classificações 

Sem comentários: