quarta-feira, 26 de novembro de 2025

CONFLUÊNCIA TRAIL - 3ª. EDIÇÃO


Realizou-se este fim de semana, mais concretamente, no domingo dia 23 de novembro a 3ª. edição do Confluência Trail - Constância.
Com provas para todos os gostos, foi só escolher, 34km, 24km, 17km e ainda a caminhada, na distância de 10km.
Eu escolhi os 24km, como ainda não me sinto sinto bem para além dos 30km, sem provas e treinos para essas distâncias e como quem manda são os joelhos e não a cabeça, por enquanto fico por aqui.
Na 1ª. edição, fiz os 34kms, desta vez escolhi bem a distância, não que fosse mais facil que a 1ª. edição, pelo contrário, este ano sim, excelente percurso de trail, muitos single track, água, pedras e caminhos abertos pela organização, correr ou andar junto às ribeiras ou valas, passar de um lado para o outro é isso que gosto e que me sinto bem, não correr por estradões ou alcatrão, adorei o percurso, muito bom mesmo, fez-me lembrar um pouco os abutres, sem comparação.
Objetivo alcançado, terminar e não sofrer muito, sem quedas especialmente, parte inicial não consigo acompanhar as lebres, não tenho pedalada para isso, vou no passo, até aos 12 ou 15, vou um bocado a sofrer, depois disso, piloto automático e siga até ao fim, subir gosto, andar não.
Terminei com um tempo maravilhoso, 03.15', posição da geral 69 e 2º. do meu escalão...


se para o ano 2026 ainda correr ou andar estarei de volta.
O meus parabens à organização, penso que foi a CM da Constância pelo excelente trabalho que realizaram no terreno, relativamente aos trilhos, às marcações e abastecimentos e apoio durante todo o percurso, aos bombeiros e forças de segurança.


terça-feira, 18 de novembro de 2025

IX EDIÇÃO TRAIL VILA DE NISA

 O IX Trail Running Vila de Nisa realizou-se no passado dia 16 de novembro de 2025,evento organizado pela Inijovem, Câmara Municipal de Nisa e União de Freguesias do Espírito Santo, Nossa Srª da Graça e São Simão. 

Teve as parcerias com entidades governamentais bem como empresas locais e nacionais para que a realização da prova decorra com sucesso. Do evento fez parte um Trail Longo Vila de Nisa - 29KM (TLVN), um Trail Curto Vila de Nisa - 15KM (TCVN), Caminhada Vila de Nisa – 12KM. Todas as partidas e chegadas serão efetuadas no centro de Vila de Nisa, na Praça da República. Todas as provas irão reger-se pelo regulamento oficial do evento.


Fase do aquecimento...

Como nunca tinha participado neste evento e como o alentejo é plano lá rumei até à simpatica e bem arrumada Vila de Nisa.

... quase a ser dada a partida

E pela hora marcada lá estava eu há espera que fosse dado o sinal de partida, para mais uma prova, porque ficar em casa num domingo cheio de sol como este, nada melhor do que passear pelo interior do alentejo, embora a paisagem, infelizmente não fosse de um verde e outras cores de outuno, mas sim tudo, grande parte por onde passamos, era escura, devido aos incêndios deste verão que assolaram aquela bonita região, é pena e lamentavel.

Trilhos muito tecnicos, com muita lama, algumas pedras e água, piso muito pesado, com subidas e descidas de grande inclinação, afinal o alentejo não é só plano, tambem tem sobe e desce, 1.400+.

Foram quase 29 kms feitos em 04.26', posição da geral 33º. e 3º. escalão + 60.

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Mini e Meia Maratona de Abrantes


O Município de Abrantes em parceria com Casa do Benfica em Abrantes, leva a efeito mais uma edição da Mini e Meia Maratona de Abrantes, no TagusValley – Parque de Ciência e Tecnologia.
Partida e chegada no TagusValley - Tecnopolo do Vale do Tejo (Rua do Tecnopolo),com vários postos de abastecimentos, aos 5, 10, 15 e 20 kms.
Na Meia Maratona com prémios monetários aos 10 primeiros da classificação geral e aos 3 primeiros classificados por escalão em ambos os sexos, bem como troféus aos 3 primeiros classificados por escalão. Existirá ainda um troféu para a equipa mais numerosa.
E pelas 09:00 la estava, rotina habitual, levantamento do dorsal e cabeça fresca, porque vêm aí duas horas de sofrimento, desde a última há dois anos e neste mesmo local que não fazia meia maratona, sem treinos para isto (alcatrão), nem provas deste genero que já não são para mim, lá fui conforme consegui, fiz o meu melhor, dou sempre o que tenho e ás vezes até o que não tenho, consciência tranquila pelo meu esforço e resultado, nada de especial, para mim foi muito bom.
...Quase, quase a terminar, foram 21,5 km de sofrimento, mas valeu a pena...
... A caminhada, bem divertida...

... e eu já após o apito final... terminei na 81. posição da geral e 6. do meu escalão, com o tempo de 01:46.
Mesmo assim fiquei mt contente com a minha participação.
Agradeço a todos os que me apoiaram.

terça-feira, 28 de outubro de 2025

12º. Trail de Fátima

 12º. Trail de Fátima - 2025

Este ano também fui experimentar esta prova com mais de 10 anos e que por qualquer razão nunca estivera presente antes, embora soubesse que era uma prova dura, sobe e desce e excelente organização, onde nada falta aos atletas, antes e durante a prova, desde já os meus parabéns (Organização) a todos os que nos proporcionaram esta manhã desportiva muito agradável.




Tive direito a entrevista, heeee.



Muitos atletas para as várias provas, entrega de dorsais sem complicações e sem demoras.

Aproximou-se a hora marcada, lá fomos para a zona de controlo, inspecionar material obrigatório e seguir para a zona de partida, cerca de 90 corredores, todos cheios de vontade.
E assim foi, à hora prevista foi feita a contagem decrescente, até 1 e partida, lá fomos atrás do camião, cerca de 700, em alcatrão para depois entrarmos nos trilhos, belas veredas, mas a seguir vinham as subidas e se fosse fácil, este pessoal corredor não estaria lá, gostamos de sofrer e também gostamos de bons segmentos para correr, tudo isso existia neste percurso, não faltou nada.




Abastecimentos penso que também estavam excelente, só usufrui ao km 27, coca cola e banana, gosto de coisas salgadas, (presunto) mas não havia, faltavam 5 kms, agora era só gerir e chegar ao fim, as caibrãs já davam sinal e ao mais pequeno deslize lá estavam elas a chatear, tentar correr sempre passo curto mas correr é esse o meu lema.


Estava a prever fazer 4 horas, mas não consegui, fiz 04.39', fiquei em 39 da geral e 4 do meu escalão, nada que me preocupe, objetivos alcançados, terminar e não me aleijar. Regresso para o ano, tentar fazer melhor ou pior.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

100/25kms - trail de Abrantes


O Município de Abrantes em parceria com o COA - Clube Orientação e Aventura organiza o Trail Abrantes 100. 

 O “Trail Abrantes 100” é uma prova Certificada pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal que integra os Circuitos Nacionais de Trail Ultra Endurance (TA100 – K100), Trail Ultra (TA100 – K50) e Trail (TA100 – K25). 

Esta prova reconhecida pela ITRA – Inter National Trail Running Association, é também uma prova UTMB World Séries Qualifier. 

É um evento que integra 6 variantes de corrida/progressão a pé em plena natureza, em regime de semi - autonomia num tempo limitado:

1. TA100 – K100: prova realizada a solo num percurso com cerca de 100km com partida e chegada em Abrantes; 

2. TA100 – K100/2: prova realizada em estafetas de 2 elementos no mesmo percurso do TA100 – K100; 

3. TA100 – K100/4: prova realizada em estafetas de até 4 elementos no mesmo percurso do TA100 – K100;

4. TA100 – K50: prova realizada a solo nos últimos 50km do percurso do TA100 – K100, com partida em Mouriscas (PAC6/ZT2); 

5. TA100 – K25: prova realizada a solo nos últimos 25km do percurso do TA100 – K100, com partida em Casais de Revelhos (PAC9/ZT3); 

6. TA100 – K10: prova realizada a solo nos últimos 10km do percurso do TA100 – K100, com partida em Paúl (PAC11).

Todas as provas têm as suas chegadas na Cidade Desportiva de Abrantes.

(Aqui, quase quase a chegar ao estádio, onde estava instalada a meta...)

Eu, participei nos últimos 25 kms, tendo chegado ao fim após 02.46', como estou a recomeçar, agradou-me o tempo que consegui e da forma como me fui sentindo ao longo destes kms

17º. da geral e 1º. do escalão.



quinta-feira, 16 de outubro de 2025

REGRESSO ano 2025 - mês setembro e seguintes

Oleiros - 21 setembro 2025





De volta, fazer tudo para estar de volta e ir tentando fazer alguma coisa, coisa pouca.


Durante o Covid, quase ou tudo parou, as provas, o convívio, o ginásio, o trabalhar em casa, o ir às compras, nao se podia sair do concelho, o uso da mascara, em fim foi um ano ou dois para esquecer.

Depois de tudo isto, foi aos poucos e poucos o restabelecer a rotina normal dos nossos dias, trabalhar e aos fins de semana já apareciam algumas provas, atletas a sairem com mascaras e em pequenos grupos e aos poucos voltou-se à normalidade ou quase tudo, de volta aos treinos com muita pouca vontade, mas la ia contrariando o corpo e fazer a vontade à cabeça, não foi fácil recomeçar e até se ganhar um pouco de forma, passou cerca de mais um ano.

Estava tudo a correr mais ou menos bem, fazia uma duas provas por mês, como era hábito e a forma e resultados começaram a aparecer, muitas vezes caia, grandes quedas, era sacudir as mãos e limpar os joelhos e vamos embora, que atrás vem gente, ate que uma queda sem jeito nenhum, tropecei numa pedra e mãos no chão e cabeça, levantei-me, sacudi as maos e pernas (joelhos) esfreguei a cabeça onde bati e vou para recomeçar a correr, quando olho bem para a mão direita e vi um osso, que nunca tinha visto, fora do lugar dele, fratura exposta do 5 dedo da mão direita, prova não superada e para mim terminou.

Bombeiros, hospital, ai ate parecia que estava tudo bem, puxão no dedo e cozer, ligadura e casa, após 3 horas no hospital, passado alguns dias centro de saúde mudar o penso, uma semana, um mês e o dedo nunca mais ficava bom, cada vez pior, após dois meses, de novo ás urgências e qual a minha surpresa quando me disseram que provavelmente teria de amputar o meu dedo, consultas exames e operações salvou-se o dedo, não como estava, mas tá cá, sempre direito, com isto tudo passou um ano até ter alta e deixar de trabalhar e começar a treinar.

Provas poucas, já fiz 3 ou 4, cada vez custa mais correr, mas como sou teimoso, insisto, insisto, não faço nada de jeito, mas ao menos castigo o corpo e faço a vontade à cabeça.