quarta-feira, 12 de setembro de 2012


QUISTO DE BAKER
O cisto de Baker, também chamado de cisto poplíteo ou cisto sinovial, é uma saliência que se forma na região posterior do joelho. Pode ocorrer em adultos e crianças sendo de causas e evolução completamente diferentes.
Nas crianças o cisto é praticamente assintomático gerando apenas algum desconforto na flexão ou extensão total do joelho, aparece em decorrência do impacto durante as corridas, logo após o estirão de crescimento ou em crianças obesas. Normalmente somem sem a necessidade de nenhuma intervenção.
Nos adultos normalmente o cisto é conseqüência de outra patologia na articulação do joelho ou pos trauma (quedas, batidas ou entorses), que leva a um excesso de produção de liquido sinovial, também chamado de derrame articular. O diagnóstico é feito pelo exame de ultrassonografia e o tratamento é baseado na patologia base e não no cisto em si. Raros são os casos em que há necessidade de tratamento cirúrgico especificamente para o cisto, os sintomas costumam desaparecer quando o edema é controlado.
É pouco comum a existência de complicações relacionadas ao Cisto de Baker, mas pode ocorrer ruptura de ligamentos ou tendões em decorrência do aumento do cisto ou o próprio extravasamento do cisto gerando sintomas semelhantes ao de uma trombose.

1 comentário:

Jotas disse...

Meu caro brilhante o novo visual e fantástico ver a tua cada vez maior paixão pela tua atividade.
Um grande abraço.