quinta-feira, 22 de setembro de 2011

AXtrail - # 3ª. Série - Benfeita e Fajão

FIM DE SEMANA A CORRER... com prazer
- Realizou-se no passado fim de semana, Sábado e Domingo, dias 10 e 11, de Setembro a #3ª.série do AXtrail (jornada dupla), nas localidades de Benfeita e Fajão, nos concelhos de Arganil e Pampilhosa da Serra.
BENFEITA - Arganil:
- Sábado, com partida marcada, na praça central, inicialmente para  às 15:30, na distância de 10.500m, tendo saído com cerca de 15 minutos atrasada, para os mais atrasados...

Momentos de descontração antes do início e pôr a conversa em dia...
- Dada a partida e cem metros após a mesma entrou-se num trilho de lajes, ladeando os campos agrícolas do vale, para de repente nos lançarmos numa difícil subida de 535 metros de desnível.
Aguarda-se a contagem decrescente para o início...
- Depois foi o atravessar de seculares pontes, muros, levadas e azenhas, passando por singletracks junto a cascatas e regatos de uma beleza rara até se chegar ao Sardal, descendo posteriormente até Pardieiro, entrando num bosque de carvalhos e sobreiros, para de novo seguirmos ao longo de estreitos trilhos, junto a levadas e muros seculares que bordejam os campos de cultivo até entrarmos na Benfeita.

Eu,  nos últimos 2 kms...
Aqui a Antonieta...
Zona muito bonita, de rara beleza, só mesmo quem conhece ou lá passa é que se apercebe de tanta beleza, paisagens exoticas  e gentes extremamente acolhedoras...

Local onde passamos... lindo.
- À chegada havia o lanche, habitual, onde poderiamos retomar as energias dispendidas, pois já estavamos a pensar nos 35 kms do dia seguinte... Banhos nos balnearios públicos e na piscina do caudal da ribeira...

Local dos banhos... estava fria mas deu para um mergulho...
- Eu consegui terminar a prova em 14º. da geral, 4º. lugar do meu escalão M-40/49, com o tempo de 01.06'01''...e a pensar um pouco nos 35 km do dia seguinte...
- Prova ganha pelo campeão Albino Magalhães, com o tempo de 00.54'.23'', seguido pelos atletas Alcino Serras e Luís Mota, na parte feminina a grande vencedora foi Raquel Guimarães, com o tempo de 01.20'.20''. A Antonieta ficou em 5º. lugar das femininas com o tempo de 01.30'.39'', muito bom para quem agora iniciou este tipo de provas...
Um bem haja a todos os habitantes, muito bem representados pela pessoa do seu Presidente, o Sr Alfredo Martins, e pela vereadora Paula Dinis.
E que para o ano se repita...
Veja aqui as classificações

FAJÃO - Pampilhosa da Serra:
- Domingo, 09:00, Concentração no largo da Igreja, para se iniciar a primeira partida de autocarro para o local inicial da prova, Barragem de Stª. Luzia, como pernoitei por aquelas bandas, a essa hora lá estava eu mais a minha companheira de luta e das corridas Antonieta de Sá e lá fomos nós... no 1º. autocarro...
Barragem de Stª. Lúzia, local de partida, com passagem pela parede... excelentes paisagens...
Chegados ao local, dirigimo-nos para a zona de partida e aguardamos até às 10:30, para a mesma se iniciar, dado o sinal de partida lá fomos nós para mais uma aventura, esta na distância de 35 km...
- A aventura começa na Barragem de Santa Luzia e dirige-se para o Vidual pelo traçado da Grande Rota das Aldeias do Xisto. Daí desce para seguir ao longo da barragem até à Malhada do Rei, onde entra no túnel que faz a ligação entre as barragens do Alto Ceira e Santa Luzia até, após cerca de 3,7km de escuridão e água a molhar os pés, sair na aldeia de Ceiroco para apanhar a vala em direcção à Ponte de Fajão. Abandonado o caminho acompanha-se a vala, descemos por um novo singletrack até à Ponte de Fajão, onde seguimos pelo percurso já conhecido dos atletas e enfrentamos a maior subida da prova, com 1400m de desnível, até chegar à Aldeia do Xisto de Fajão, onde estava instalada a meta...
- Primeira parte da prova com alguma apreensão, devido a uma entorse feita no dia anterior e lá se foi indo com alguma cautela, pois a mesma era longa, principalmente no interior do túnel, devido à escuridão e alguns obstaculos, nem com os frontais se conseguia ver, até se pensava que as pilhas tinham descarregado, até à entrada do túnel fui com o amigo e colega de equipa Arsénio, mas quando sai do mesmo já tinha uma distância enorme dele, penso que ele no túnel apanhou boleia nalguma daquelas lanchas rápidas... só o tendo avistado no abastecimento aos 26 km...
Arsénio ou Daniel... aqui em grande sempre bem disposto...
- Mais uma grande prova e muito bonita, pelo interior do País, paisagens bonitas e gentes simpaticas...
Localidade de Fajão, foto aérea... Vê-se o local da cheada e as piscinas do banho...
- Final da prova, o respectivo lange, onde não faltou a sopa, grelhados, bolos e sumos... e o apetecível bano, nas piscinas ou nos balneareos...
Local de banhos... água quentinha...
- Quanto à classificação para os primeiros foi identica ao dia anterior, 1º. Albino, 2º. Alcino e 3º. Mota...

A minha chegada à meta...
- Eu consegui ficar em 11º., 4º. do escalão com o tempo de 03.38'.50''. No sector feminino a vencedora foi Margarida Pinto, com o tempo de 04.24'.09''...
A Antonieta classificou em 5º. da geral com o tempo de 04.40'.42''.
Antonieta a cortar a meta... Boa prova - Parabens.