quarta-feira, 30 de outubro de 2013

UTAX - 2013

- Foi este o desafio do fim de semana que passou, começou na sexta à noite, tendo como novidade, a minha primeira dormida em solo duro cedido pela organização, em pavilhão.
Chegada a Castanheira de Pêra, local onde estava instalado o secretariado  "Praça da Notabilidade" por volta das 23:00, na companhia da Antonieta e do meu filho Rui, fomos levantar os dorsais e verificação de material junto da organização e rever alguns amigos que só se vêem nestas ocasiões.
Fomos até ao pavilhão, onde iríamos passar a noite e instalarmos as nossas camas, esteiras e sacos cama, pavilhão este que já se encontrava bem preenchido de pessoal e há medida que o tempo ia passando lá iam aparecendo mais alguns...
Noite de muita chuva e vento, a ouvir-se bem no telhado e algum barulho à mistura do pessoal a encher, de ar, os colchões e pelas 00:30 lá se apagou a luz e tentou-se dormir, voltas e mais voltas, dormir é que nada, dores nas costas ou de lado nas ancas, o chão era mesmo duro, para quem não está habituado, não foi fácil...
Fiquei do lado de lá desta tenda de grandes amigos...
- Às 04H30 hora de acordar, comer qualquer coisa e equipar, já havia pessoal levantado e equipado... visita à casa de banho, fazer as necessidades e rua para ver se chovia...
Local de controle meia hora antes do início da prova, ainda tentei beber um café mas não foi possível, acabou a água, paciência e lá fui até à zona de partida, sem antes terem tirado uma foto ao dorsal...
 Foi este menino que acabou com a água na máquina do café...

Zona de partida com alguns amigos e estava quase a chegar a hora para mais uma aventura...

e pelas 06H00, lá foi dado o sinal de partida seguindo por uma rua no interior da vila para entrarmos na serra, parte inicial um pouco atribulada, o grupo onde eu seguia perdeu-se e afastámos-nos um pouco do trilho marcado, tivemos que voltar para trás e retomar de novo trilho e lá seguimos em direção ao Parque eólico no cimo da serra, para depois seguir em estradão, cerca de 7 kms, no topo da cumeada, iniciando-se a descida, muito técnica e ainda sem luz do dia o que dificultava um pouco a progressão, passagem pelas aldeias do Catarredor, Vaqueirinho e para as aldeias do Xisto do Talasnal, Casal Novo e Chiqueiro, em direção para o "Terreiro das Bruxas" e subir até ao parque eólico de Vila Nova, próximo das primeiras eólicas inicia-se a descida para Gongramaz, onde se inicia um novo troço bastante técnico e de grande declive, marcado pela preseça da ribeira de Espinho, suas cascatas e pontes de madeira, no final desta descida segue-se por cacilhas rumo à lousã, mas antes disso mais um pequeno engano, como era a descer vá de continuar até que perguntei a um senhor se tinha visto alguém a correr por ali abaixo, tendo respondido que não e lá tive que subir o que tinha descido, mais um km e lá entrei de novo para o percurso...

Depois do abastecimento na Lousã, zona conhecida pela passagem no K42 há 2 anos, continuamos, passagem junto à fábrica do papel Prado ao longo da Ribeira de S. joão em direção ao castelo de Arouce, ermidas e praia fluvial e aqui tem inicio uma longa subida até à Central Hidroéletrica que aos poucos aumenta de desnível, entramos na levada, para quem sofre de vertigens é um bocado complicado correr por ali, sida da levada para a direita, encontramos um pequena súbida de forte inclinação e chegamos ao Candal, aqui já com a companhia de alguns atletas do TSL...

Cerdeira, 51 kms e 5º. abastecimento inicia-se uma grande subida, corta fogo, descida com muitas pedras, já minha conhecida, devido às provas anteriores e local de passagem dos trilhos dos abutres... nova subida correr e andar e chegou-se ao cimo, seguimos  em direção à Capela de Santo António e aos Poços de Neve, descendo em direção ao Coentral Grande, descida muito técnica e com muitas pedras, todo o cuidado aqui é pouco, aqui já ia sem forças e fiz esta descida, com algum cuidado, devido às dores nos pés e joelhos e a pensar nos restantes kms que ainda faltavam, comer já não era capaz só beber e tinha que ser água...  chegado ao Coentral Grande...
último abastecimento, deu para descansar um pouco meter duas ou três batatas fritas na boca e um copo de coca cola, ainda tive tempo para convidar o amigo Arsénio para me acompanhar nesta última parte do percurso, mas recusou-se e lá fui eu, estrada fora que parecia nunca mais ter fim, lá ia passando de terra em terra, os mais curiosos espreitavam na nossa passagem, os putos jogavam à bola na estrada, como eu fazia na idade deles e ajudavam dizendo "força já falta pouco" e lá ia eu, só Deus sabe e Eu como ia, estava a ser difícil, mas não podia agora parar ou desistir, como me tinham dito que era sempre a descer lá fui eu e realmente era sempre a descer, excepto quando era a subir, de vez enquando apareciam umas subidas, agora já mais perto do fim, já com mais alguma alento, Sernadas, Pisões, pensava eu, já devo estar perto, Botelhas, Palheira e Além da Ribeira e o fim aproximava-se já se ouvia ao longe o speker a anunciar a chegada dos atletas e eu nunca mais terminava, passagem pela Praia Fluvial do Poço do Corga, Torgal e passagem pela Praia das Rocas, por acaso até é bonita, ultima subida e virar à direita e era já ali a meta a escassos metros...

Consegui terminar após 09:29, a correr e a caminhar, cortei a meta, objectivo principal alcançado TERMINAR...
os momentos depois do términos são fantásticos após a realização de mais um objectivo alcançado...
13º. da geral e 1º. do escalão M/50...
- A Antonieta e o Rui, também alcançaram os seus objetvos, que era terminar, ela com mais experiência, chegou 1ª. e ele com a sua inexperiência chegou um pouco mais tarde... Estão os dois de parabens.
 Antonieta terminou em 4º. lugar da classificação feminina e em 1ª. do escalão - F40, com o tempo de 06.39
  O Rui terminou com o tempo de 7.12, tendo ficado na 143ª. posição da geral...