segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

IV - Trail Amigos da Montanha

Barcelos...

- Pelo 2º. ano consecutivo estive presente nesta grande festa do Trail Nacional, em 24 de novembro realizou-se a IV Edição do Trail Amigos da Montanha, em Barcelos, mais conhecida pelos seus galos, não os de capoeira mas os de louça... cidade pequena, bonita e acolhedora, mas com um património rico, igrejas, bem estimadas e alguns monumentos... As gentes do norte são mais dadas às suas tradições...
- Decorreram em simultâneo três provas competitivas, Ultra na distância de 62km e início logo pela manhã, às 07.00, com um desnível de 5000m, o trail  30 km e início às 09.00, para às 10.00 se dar o início  do mini-trail, de 25 kms e ainda houve a caminhada.
- Saída de vespera, por volta das 16.00 eu e a minha Paixão, carro cheio, colchão, sacos cama e roupa, porque espera-nos temperaturas muito perto dos 0º. graus e muita vontade para correr, que também é importante tê-la, viagem com alguma pressa para chegar ao Porto, onde nos viríamos a encontrar com o Amigo, Arsénio que também andava para aquelas bandas, não sei a fazer o quê... acho que também ia para lá, mas só no dia seguinte. Objetivo comer uma francessinha, ali para os lados do estádio do dragão, que por acaso o Porto jogava em casa... e lá fomos dar a volta à francessinha, eu comi um bitoque... e duas pretas...

Agora já sorri..., deste lado de cá estava o Amigo Arsénio...
porque a noite ia ser curta, foi comer e arrancar até à cidade dos galos, por onde chegamos por volta das 21.00, onde já se encontrava o Márcio, a Carla, Orlando e o pequeano Leandro, levantar os dorsais e preparar para arranjar a cama no pavilhão municipal, lotação esgotada... decorria um jogo de hoquei entre a equipa local e uma equipa, penso que da Suiça, a contar para a Taça Séres e por volta das 23.30 lá fui tentar adormecer, o que foi dificil, cada um ressonava mais que o outro... levantar às 06.00 e adormecer nada, lá ia passando pelas brasas de vez em quando e depressa chegaram as 06.00, toca a levantar, comer qualquer coisa à pressa e equipar, meia hora antes do início tínhamos de estar no local de controlo e verificação de material...
- Estava um frio do caraças, um ventinho, mas teve que ser, calçãozinho e lá nos fomos aproximando do local de concentração (controlo 0), Largo da Porta Nova, junto à igreja do Sr. da Cruz, o tempo ia passando e o frio também, após breves palavras da parte da organização e por fim lá cantou o galo e partimos todos cheios de vontade para aquecer... Onde nos esperava muita aventura, desde o slide até à canoagem...

- Parte inicial pelo interior da cidade para depois entrarmos numa mata um pouco densa, a visibilidade era um pouco reduzida, havia algum nevoeiro e ainda não tinha nascido o sol...

Mas mesmo assim achei essa parte do percurso muito boa, passamos por uma ponte, descemos e continuamos num estradão e a partir daqui não me lembro de muitos mais pormenores, concentração absoluta, no piso, ver onde meto os pés e olhar para as fitas para não me perder, ou não sair do trilho marcado e assim foram passando os kms e o tempo, sabia que eram cerca de 62 e quanto mais depressa terminasse, mais cedo ia tomar o duche, não sem primeiro experimentar de novo o slide e depois mais tarde a parte da canoagem, este ano como não fui sozinho correu muito melhor que o ano passado, muito mais fácil e depois disso só já faltavam cerca de 10 a 12 kms... Nestas coisa nunca sabemos bem a distância que ainda falta, por vezes a organização, brinda-nos com uns kms a mais e quando assim é, não é fácil...

Posto de abastecimento e controlo, onde havia de tudo, bebidas, comida e incentivo...
Paisagem muito bonita, tiros dos caçadores, alguns cães, mas tinham eles mais medo de nós, do que nós deles... belas subidas e descidas, alguma água e gelo.
Muita coisa fica por contar, mas é como já referi, vamos concentrados e depois de terminar já tem passado e só aos poucos nos vamos lembrando de pequenas coisas, tais como uma escorregadela aqui, uma queda ali e onde estão as fitas que não as vejo... e assim vamos resmungando, grande subida aquela onde está a marco geodésico...

Consegui chegar ao fim, com o tempo de 06.53', tendo ficado na 15ª. posição da geral e 1º. do meu escalão..., gostava de ter feito melhor que o ano passado, mas não consegui... penso que a maioria fez mais tempo que a edição anterior, não sei se era mais dificil, ou se sou eu que ando mais devagar...
A Antonieta também terminou com algumas dificuldades, a partir dos 45 kms devido a uma dor no joelho, não conseguia correr... mas terminou com o tempo de 09.08', tendo ficado na 13ª. posição da geral das senhoras e 6ª. do escalão...

Classificações veja-as aqui e algumas fotos.