segunda-feira, 29 de junho de 2015

Trail - Rosa Albardeira - Pombal

Rosa Albardeira, o que é?... será o nome de uma pessoa, pois eu pensava que sim, Para aqueles que pensavam como eu aqui vai uma pequena explicação...
Paeonia broteri ou Rosa albardeira... É esta linda flor.
... "É uma planta arbustiva, com até 70 cm de altura, com vistosas flores vermelhas ou cor de rosa. Tem folhas compostas, por vezes obovadas ou oval.lanceoladas, de coloração verde brilhante na face superior e glabras na face inferior, sésseis ou subsésseis, de ápice agudo, de 16 a 19 folíolos de 3 a 4 cm de largura. Caules glabros de 50 cm de altura, em cuja base apresente umas folhas de cor vermelha"...

Foi no passado dia 26 de abril, do presente ano, que se realizou a 1ª. Edição de Trail Running Pombal - SICÓ, prova com duas distâncias competitivas, denominadas, Ultra Trail Rosa Albardeira, na distância de 46km, Trail Cidade de Pombal, 25 km e uma caminhada na distância de 10 km.
Provas, estas organizadas pelos Bombeiros Voluntários de Pombal em parceria com a C. Municipal, cuja receita das inscrições, reverte na totalidade para a instituição do bombeiros, com a finalidade de aquisição de equipamento de proteção individual dos mesmos...
E onde há corridas de trail, se tudo tiver bem comigo, lá estou eu mais a minha Paixão e assim foi, mais um domingo a correr, desta vez foram os 46km... com um desnível positivo de 1600m.
- Numa manhã de inverno, com muita chuva e vento, lá chegamos à cidade de Pombal, ritual habitual, dirigirmos ao secretariado, instalado no Largo do Cardal, local de partida e chegada dos atletas, a fim de procedermos ao levantamento dos dorsais, bebericar um café quentinho, que nos soube muito bem e acabar de equipar dento do carro, porque a chuva teimava em parar, caindo com alguma intensidade, quase nem deu para cumprimentar os amigos presentes e a hora da partida estava a aproximar-se.
Foi isso que nós também fizemos, aproximamos-nos do local de partida, fazer o control inicial e esperar que deixasse de chover, ou pelo menos que aliviasse um pouco.
Presentes neste trail destacavam-se  dois grandes campeões, Nuno Silva a (jogar) correr em casa e o Ricardo Moreira, qualquer um dos dois seria o vencedor... e assim foi.
Como a chuva nunca mais parava, lá foi dado sinal de partida, já passavam alguns minutos da hora programada as 08H00.
Parte inicial da prova, pelo interior da localidade, um pouco de asfalto, para depois se entrar nas zonas rurais, percorrendo caminhos e trilhos da serra do Sicó, freguesia de Pombal, Pelariga e Ridinha.

Percurso com algumas dificuldades para correr, devido às características do terreno, muitas pedras, bons single tracks e algumas súdidas, pelo menos uma digna desse nome e alguns estradões, no geral um percurso bom este tipo de provas, passagem por uma pedreira.
No meu caso pessoal, iniciei a prova com algumas dificuldades e há medida que os kms iam passando, mais dificuldades ia tendo, devido ao cansaço, algumas dores musculares, mas depois daquela subida, a maior, lá bem no alto, o percurso era feito em estradão e a descer, aí tinha que compensar o tempo que caminhei e assim foi, consegui manter-me sempre com forças para correr , mesmo em trilhos mais pesados, com alguma lama, zona muito escorregadia,devido à chuva.
Os abastecimentos, não sei quantos foram, mas pelo que vi estavam bons, nunca faltou a água, raramente páro nos abastecimentos, marcações também muito boas...
Consegui terminar com o tempo de 04:17, ficando em 3º. lugar da geral e 1º. do escalão dos menos novos, nunca pensei que pudesse partilhar um pódio, na companhia destes dois grandes atletas...

O Vencedor foi o Ricardo Moreira, logo atrás o Nuno Silva .
Nas senhoras a vencedora foi Isabel Moleiro, com 05:21, seguida de Maria Antonieta, com 05:55 .

Sem comentários: