quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Trail do Zezere 2015 - 70K

Realizou-se no passado sábado, dia 14, a 3ª. Edição do Trail do Zêzere, nas distâncias de 20k, 35k e 71k e ainda uma caminhada.
Provas estas organizadas pelo Clube de Atletismo local, com os apoios da Camara Municipal e Juntas de Freguesias...
Com  início marcado para as 07:00, isso implica que me tivesse de levantar de madrugada, ou ir de véspera,  optei por me levantar cedo, às 04 da manhã, na companhia da minha Paixão e companheira destas aventuras, grandes malucos, podíamos aproveitar a manhã para descansar mais um pouco, mas não e depois de comermos qualquer coisa e beber um chá quente, lá nos fizemos à estrada, 01:30 de viagem até Ferreira de Zêzere,  ia-mos fazer um teste à nossa condição física e psicológica.
Fisica porque desde maio, ultra de Portalegre que não fazia distâncias superiores a 40k e mesmo assim só o fiz uma vez, em setembro, depois vinha da recuperação da cirurgia a que fui submetido em fins de junho, com dois meses de paragem e retomar os treinos sem grande ou nenhuma vontade.
Chegados ao local, por volta das 06:00, dirigimos ao secretariado que estava instalado no pavilhão municipal, para  levantar os dorsais, cumprimentar a rapaziada amiga e acabar de equipar... o tempo passa sem nós dar-mos por ele...
 Ouvir o briefing... normalmente é sempre util... e este também foi. Obr. Luís Graça.
- Partida junto à Câmara Municipal, controlo 0, verificação de   material obrigatório e aguardar que fosse dado o sinal de partida, mas sem antes ter havido o briefing habitual, alertar para as sinalizações do percurso e alguns perigos que o percurso possa apresentar...
E pelas 07:00, foi feita a contagem decrescente do 10 até ao 0 e lá partiram os cerca de 180 aventureiros, passar mais um dia a passear pela serra de Ferreira do Zêzere, onde passamos por veredas, estradas e singles traks, muito técnicos, subidas de forte inclinação e algumas descidas perigosas  e muito boas para lixarmos as pernas e foi isso que me aconteceu, a partir dos 20 kms, já quase não podia correr, a direito e a subir, ainda vá que não vá, lá ia correndo, mas a descer tornou-se muito doloroso, os músculos superiores das pernas doíam-me bastante e ainda, como um mal nunca vem só, a sola dos pés e as unhas, na sola dos pés parecia que estavam cheios de  bagos de areia, mas não tinham nada, era um ardor insuportável uma sensação de queimado, tudo fazia para conseguir correr, ténis novos e meias novas é o que dá... meus ricos ténis velhos e meias a rasgarem-se...




E assim fui indo, na companhia de alguns amigos ou sozinho, começaram a aparecer o pessoal da prova dos 20kms que nos fizeram companhia durante alguns kms...



 Paisagens muito bonitas aquela zona do Lago Azul, entre outras, mas andamos uma grande parte do percurso sempre a ver a água, lagoa ou o rio... dia excelente, nada de frio, marcações também muito boas e abastecimentos de 10 em 10 kms aproximadamente... com direito a uma sopa, neste caso uma canja, que soube que nem canja, ao km 50, no Lagar de S. Guilherme, na companhia do Paulo Correia e do Carlos Charrua, fizemos a volta juntos, porque depois passamos novamente neste posto de abastecimento aos 59kms e só já faltavam cerca de 10, estava quase... estes últimos kms era sempre a rolar, tivesse eu pernas e pés...meta instalada no interior do pavilhão.
 Eu quase a chegar...
 A chegada da minha paixão...
Consegui terminar que era esse o meu principal objetivo, depois fazer abaixo das 9 horas, também conseguido, por alguns segundos... fiz o meu melhor como sempre.
Terminei em 15º. da geral e 3º. do escalão, nada mau... com o tempo de 08:59'...
Fui ao pódio do escalão, ganhei uma telha, mt bonita e ganhei também uma grande dor de pernas, que só hoje, quarta feira, consigo descer escadas sem ir de lado...


A minha paixão também terminou com o tempo de 11:10', tendo ficado em 4ª. da classificação das senhoras e 2ª. do escalão e também ganhou uma telha e uma dor de pernas, para não ficarmos a rir um do outro...
Veja aqui as classificações das 3 distâncias ...

Sem comentários: