quinta-feira, 24 de março de 2016

II - Trail Cidade de Estremoz


..."Cidade portuguesa do distrito de Évora com cerca 9 000 habitantes.
É conhecida internacionalmente pelas suas jazidas de mármore branco, o chamado marmore de Estremoz, a sua exploração tem uma origem muito antiga, como o comprova o Templo Romano de Évora, que contém marmore originario de Estemoz.
Foi-lhe concedida a distinção de "Notável Vila", atribuída pelos reis de Portugal e foi elevada a cidade em 1926"...
- Foi no passado fim de semana, dia 13 março, que se realizou o II Trail da Cidade de Estremoz, nas distâncias de 17 e 30 k e ainda uma caminhada, organizado pelo COAAL - Clube de Orientação do Alto Alentejo, com os apoios da Camara Municipal e União de Freguesias de Estremoz.
Partida na Serra d'ossa, pelas 08H45, os 30k e 09H30 os 17k e chegadas em frente ao Convento dos Congregados, meta, local onde estava instalada toda a logística da prova, secretariado, abastecimento final e entrega de prémio.
O transporte dos atletas, para o local do inicio da prova ficou a cargo da organização.
- À hora prevista, mais minutos, menos minutos, lá estavam os cerca de 150 amantes do trail ou da corrida, à espera que fosse dado o sinal de partida, na Serra d'Ossa, junto aos escritórios da Portucel, no sentido Estremoz - Redondo.
- Parte inicial, 1º. Km zona plana, para depois se ir subindo, pelo interior de um eucaliptal, até ao ponto mais alto da prova, 650m de altitude, durante cerca de 5 kms, mas foi dando sempre para correr,a descida que se seguia, também um pouco íngreme, daquelas que fazem moça nas pernas e pés, para depois aos 8km, subirmos mais um pouco e de novo a descer, era um sobe e desce, passagem pelo 2º. abastecimento aos 12kms, ganhar coragem para a subida que aí vem, a mais difícil, ainda se fez um pouco a correr, um quarto, mas era de tal maneira inclinada que até a caminhar era difícil... 

 
 


foram cerca de 1.000m sempre de costas curvadas, dos 350m aos 600, grande rampa.
Como depois das subidas, vêm as descidas e estávamos lá bem em cima, continuamos por estradões, no meio do mato, estevas da nossa altura e a descer, mais uma passagem pela próximo abastecimento, beber um pouco de coca cola, muito gosto eu deste bebida e faz-me sentir bem, agarrar em metade de uma banana e continuar, a seguir entramos num pequeno trilho, de fácil progressão e até ao fim, já sem grandes subidas, foi gerir o esforço para a parte final dar mais um pouco, mas não foi necessário, porque quando faltavam uns 5 kms, pensava eu que ainda faltavam para aí uns 15, e quando passava pelos atletas do trail curto, diziam “força já falta pouco”, mas nunca pensei que fosse tão pouco, isto de não levar relógio, parece que nos falta qualquer coisa de importante, passagem pelas pedreiras, zona de estradões e a meta já estava quase, este ano não tivemos o brinde de subir a encosta do castelo, como na edição anterior.
 Percurso melhor que o anterior, bons abastecimento, boas marcações e boa Organização.
 Parabens, eu como Alentejano que sou, espero para o ano poder estar presente em mais uma edição, no nosso Alentejo, com o cheiro a estevas e a rosmaninho.
O abastecimento junto à meta 5 estrelas, assim como todo o resto...


Banhos nas piscinas municipais e o almoço no Reg. de Cavalaria nº. 3.
Entrega de prémios em frente ao edificio da Camara Municipal. O grande vencedor foi, Ezequiel Lobo, grande atleta e amigo, com o tempo de 02.35', seguido de Tiago Valério e Luís Alegrias, a 1 e 3 minutos de diferença respetivamente...
Eu consegui terminar com o tempo de 02.52', tendo ficado na 6ª. posição da geral e 1º. do escalão M/50...

 A minha paixão, desta vez, foi só para dar apoio... também é necessário e sempre bom estar alguém querido à nossa espera...
Veja aqui as classificações de ambas as provas.



Sem comentários: