quarta-feira, 2 de março de 2016

Trilhos do Castelejo



Foi no dia 21 de fevereiro que se realizou a VII Edição dos Trilhos dos Castelejos, em Alvados, organizada pelo Centro de BTT de Alvados, na distância de 30kms e a contar para o Circuito do Calcário.
A novidade da prova foi mesmo só a distancia, nas edições anteriores a prova principal tinha entre os 42 k e os 45k, este ano reduzida, não faço ideia o porquê, talvez por fazer parte do Circuito e serem assim as regras.
De resto tudo igual aos anos anteriores, com um bom percurso, pelas encostas da Serra dos Candeeiros e da Serra de A'ires, foram 30 kms, por trilhos e veredas, com muita pedra, boas subidas e descidas.
No último terço da prova tivemos direito à passagem pelo interior das Grutas de Stº. António e Alvados, mas sem direito a guia.
O cuidado aqui teve que ser redobrado, devido à mudança brusca da claridade, luz no exterior para o escuro, no interior, até nos adaptamos ao escuro, ainda temos que ir às apalpadelas um bocado, por causa dos degraus... e evitar as quedas.
E pelas 09:00, lá foi dada a foguetada para o início da prova, sinal de partida arrebentamento do foguete, na companhia de grandes atletas e amigos.
 
Parte inicial em estradão para depois passados 2 ou 3 kms entrarmos na chamada zona de trilhos, passagem pelo vale das pedras e subir um bom bocado, lá no alto, virar à esquerda a descer por um dos melhores trilhos ali existente, para depois seguir pela encosta da baleia, sempre a subir, uma subida não muito acentuada, mas comprida, mas não o suficiente, porque era para descer e eu mais dois ou três continuamos em frente e havia que voltar para trás e descer, descida perigosa, muitas pedras soltas a castigar imenso os pés e os joelhos, cá em baixo estava montado um abastecimento, km 12.
 Hidratar um pouco e continuar, por outro dos trilhos já conhecidos, percurso como gosto, tentar gerir o esforço e guardar algumas forças para a próxima subida que aí vem e não é pêra doce, sempre a correr, devagar e estava junto às grutas de Stº. António, aqui é que foi dificil a adaptação ao escuro, perguntava se haviam degraus e ter muito cuidado, não dá muito para apreciar a paisagem, mas sempre se vê alguma coisa... de repente surge um clarão, foi o fotografo a tirar uma foto e como não estava à espera, é claro que me assustei e por isso esta cara...

 Depois de sair, reconheci aquela pequena reta, onde estava instalada a meta da outrora, corrida dos 17kms de Porto de Mós, boas recordações dessa prova... é pena ter acabado.
Sair desta e fazer mais uns kms, por cima de mais calhaus, fazia-me lembrar as cabras a saltar e estamos de novo perto das grutas de Alvados, mais uma entrada, estas já com um pouco de mais claridade e tornar a sair, os kms iam passando e a cerca do último km, uma surpresa, como ainda não tínhamos molhado os pés, então estava à nossa espera uma grande poça de água...
E assim se concluiu mais uma aventura, tendo terminado na 8ª. posição da geral e 2º. do meu escalão, na companhia de dois grandes atletas, João Ginja e Paulo Correia, estes velhotes ainda vão correndo muito.
 
 Veja aqui os resultados e fotos no facebock

Sem comentários: