quarta-feira, 8 de novembro de 2017

ULTRA TRAIL - Serra de Grândola

"O Alentejo não é só planície"
- Realizou-se no passado domingo, pelas 08:00, na distância de 50km, a 3ª. Edição do Ultra Trail Serra de Grândola, organizada pelo município de Grândola e pelo Clube Amiciclo, com o apoio do movimento associativo do concelho, faz parte do Prozis Campeonato Nacional de Ultra Trail da Locatoni Taça de Portugal de Trail, Zona Sul, da Associação de Trail Running de Portugal. 
Em simultâneo decorreram mais duas provas, denominadas de Trail Longo 25km e Trail Curto 15km.
Secretariado da prova  a funcionar no Complexo Desportivo Municipal José Afonso, a partir das 06:30, entrega de dorsais, onde se encontrava uma mesa bem composta de alguns produtos alimentícios para os atletas tomarem o pequeno almoço e no fim também existia uma tenda, denominada "tenda do atleta", abastecimento final, pode ter faltado nos abastecimentos alguma comida, mas  no final,  nesta tenta tínhamos de tudo um pouco, desde sumos, águas e imperial preta e fresca, sandes, frutas, batatas fritas e outras iguarias, pão e mel...
E aqui vou eu para Grândola, levantar-me às 04H30 e preparar o resto das coisas para sair de casa às 05:00, para me encontrar com a boleia dos Amigos da CLAC, no ponto de encontro marcado para as 05:15 e lá fomos nós, 5 aventureiros e madrugadores com muita vontade de apanhar uma grande tareia, naquela serra Alentejana, Grândola e passado uma hora e meia lá estávamos prontos para ir levantar os dorsais.
É assim, já fiz uma mão cheia de provas, mas como esta, para arrebentar pernas, nunca tinha apanhado, constante sobe e desce, a zona mais alta atinge os 350m de altitude, por isso não eram subidas muito longas, eram curta e a pique e as descidas também muito inclinadas e curtas, mas deu para 2.500m de altimetria+... aos 35km furaram-se-me os pneus e até ao fim foi sempre roda em baixo... foram 15 kms de sofrimento, já não sei se é pouco treino ou se não é treino nenhum... não entendo.
- Equipa preparada para o empeno...
Feito o controlo inicial para a zona de partida, e à hora marcada foi dado o sinal de partida para estes longos e duros 50 kms.
Percurso efetuado, na sua maioria, por trilhos e caminhos, estradões, por entre estevas e sobreiros, vegetação característica do Alentejo, tempo bom para a prática desportiva deste género. Marcações do percurso com cal no chão a indicar as direções e fitas balizadoras de cor amarela, que se confundiam de vez em quando com a vegetação.


Abastecimentos 6 e um no final, os primeiros três só líquidos  e só aos 26.5km é que houve comida e depois aos 35.5km, onde comi alguma coisa e um pouco de coca cola e continuar a marcha.
Foi depois desta paragem que comecei a pagar a dureza da prova, grandes dores no joelho e muita dificuldade de progressão, foram um pouco dolorosos estes últimos kms e ainda equacionei se conseguiria terminar.

 Com muito esforço consegui terminar, acabando em 10º. da geral e 1º. do escalão.
Era-mos mais, mas... só fiquei eu.
Os vencedores foram Pedro Ribeiro, Tiago Godinho, Frederico Cerdeira e Pedro Ricardo, entre outros, parabens a todos.
Por equipas os vencedores foram os Caracois Trail Team.
 Consulte aqui os resultados
 

Sem comentários: