sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Grande Trail Serra D'Arga - Caminha

Rumo ao Minho...
- Realiza-se no próximo domingo, dia 23 de outubro, o Grande Trail d'Arga (LA Sportiva Maraton Running) às 08:00, partida e Chegada em Dem e a (LA Sportiva Trail Running), partida às 09:00 em Dem e chegada em S. Lourenço da montaria... em plena serra do Minho... as coisa já estão preparadas para amanhã por volta da hora do almoço, viajar a uma zona do nosso país que ainda nunca visitei...
- Saí de casa por volta das 14:00, com a minha companhia a Antonieta e rumamos em direcção ao norte, A1 até ao Porto e depois até Caminha, A28 onde chegamos por volta das 18:00... local de concentração onde já se encontravam um bom número de amigos (atletas), sabado dia bom, nem frio, chuva ou vento só aquela ansiedade para o dia seguinte... depois de muitas palestras e conselhos, chegou a hora de jantar e dirigirmo-nos para o local de partida em Dem, local onde o hotel (campo de futebol) nos esperava ... já durante a noite o vento soprava com alguma intencidade... aquelas rajadas que fazia tremer o carro... pelas 06:30 hora de alvorada, tomar o pequeno almoço e vestir o equipamento, com tempo para não faltar nada, abastecer e dirigirmo-nos para o local de partida... advinhava-se que ia ser um dia muito complicado e foi mesmo... o vento já era muito forte aquela hora da manhã 07:30... as tendas não se seguravam em pé...  nem o insuflável da partida... até que chegou o grande momento da partida...
O grande alpinista João Garcia... e eu ao lado...
Aquecimento...

Tudo apostos para o início desta grande aventura...
- Há oitava badalada do relógio da igreja, sinal de partida e lá começamos a correr, nas calmas... porque vinham ai 42 km bem duros, com grandes subidas e descidas muito tecnicas, aos 1ºs. kms logo uma daquelas súbidas que só dava vontade de nos sentarmos... no cimo o vento já era tanto que quase derrobava uma pessoa, depois veio a chuva e o nevoeiro, passagem por vários abastecimentos e controles, 1ª. parte da corrida quase cumprida, gurdando sempre algumas reservas para a 2ª. parte, que era a mais difícil e qualo espanto o meu e de todos, quando chegamos ao km 20 e nos avisaram que a prova terminaria ali, devido ao mau tempo, chuva, nevoeiro, ventos fortes e grandes dificudades do percurso... inicialmente até pensamos que estavam a brincar, mas não, acabou mesmo... com muita pena mas tinha de ser, não existiam condições de segurança... se assim decidiram os entendidos, concordo com a sua opinião... o resto fica para o ano... - Depois foi o regresso a Dem a ritmo de treino, mais 11 km. Bom treino. Ainda fiquei de fazer os outros 11 para os 42.

Início da prova ... Antonieta.
- Às 09:00 como previsto foi dado a badalada de partida, para o trail de 20 km, onde a Antonieta fazia parte do plutão, tendo terminado como previsto na localidade de S. lourenço da Montaria, local onde o ultra terminou.
E realmente tinham razão os Srs. da organização, o tempo estava mesmo desagradável, com muita chuva e grandes rajadas de vento...
- Pelas 13:30, regresso para o sul... Com muita chuva.