sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O AXtrail®series 2011 - 04 SERIE / K42 Portugal

#04 SERIE - K42 Portugal
Dorsal - 110 - Francisco Gaio
Classificação: 7º. da geral
- Realizou-se no passado dia 8 de Outubro, a tão esperada e dura, 4ª. Serie AXtrail - K42, na distância de 44km, com partida às 09:20, em frente à Igreja Matriz da bonita vila da Lousã... tendo em simultâneo decorrido o K21, no mesmo local de partida até aos 8 kms, aldeia de Candal, onde depois se dividiram as provas...Contando com a presença do Campeão do Mundo, Tòfol Castanyer...
Largo da Igreja (Lousã)... local de concentração dos atletas...
- Iniciou-se assim, o encerramento do Circuito AXtrailSeries-2011, com uma das principais provas o k42, Circuito Internacional de "Trail running", na distância de maratona, um pouco mais, realizado na zona das aldeias do xisto... Pelas 09:20, fazia-se a contagem decrescente, de 5 para 1 e partida... foi a partir daqui que começou a aventura... e que aventura.
...seguiu-se ao longo do rio Ceira e se seguida junto a uma levada de água, passando pelo Castelo de Arouce, passamos perto, mas só o vi nas fotos...
começando-se a partir daqui a subir uma longa e acentuada ladeira, até à Central Hidroeletrica, aumentando o desnível, surge depois um longo trilho tecnico até à aldeia de xisto do Candal, onde estava instalado o 1º. abastecimento aos 8 kms ...
A minha chega ao 1º. abastecimento...
e passados 200m a separação dos Ks, o 21 para a direita e o 42 para a esquerda...
... separação dos percursos... para iniciarmos mais uma longa e dura subida com cerca de 4 km até à aldeia de Cerdeira a passagem por esta advinha o fim da longa subida, começando a avistar-se os Aerogeradores de Vilarinho e o Trevim, ponto mais alto da Serra da Lousã 1205...e mais descidas tecnicas, em relação à paisagem não dava para ver muito, pois temos de olhar para o chão, para ver onde se poêm os pés...
Capela e poços da neve...
seguindo até ao monte de Santo António da Neve, com a sua capela e poços de neve, inicia-se uma vertiginoza descida até à aldeia de Coentral, 19 km - 2º. abastecimento...

Abastecimento...
com muitas subidas e descidas e ouriços das castanhas, que dava vontade de apanhar algumas, mas o cansaço já era tanto que não me conseguia dobrar, lá ía eu todo sujo de pó preto, nas mãos e cara, mesmo no banho custava a sair, devido às quedas e não foram poucas naquela bela descida... Consegui atingir o 3º. abastecimento ao km 30, Talasnal...
Aldeia do Talasnal...
e o 4º. abatecimento ao km 38, numa zona, qualquer coisa das bruxas e então a partir daí, até à meta, foi sempre a descer, é nas descidas que me sinto melhor e guardei algumas reservas para a aparte final e lá ia eu conforme podia, umas vezes a correr outras a escorregar, belas quedas, vinha convencido que eram 42 km e no meu relógio já marcava 41, passei por um auxiliar e perguntei se faltava muito, tendo-me ele respondido que faltava pouco, 3 km e eu, o quê, mas não eram só 42?..., mas não,  foram 44.190m, e com mais um esforço suplementar, lá consegui chegar à meta com o tempo de 05.57'.49''...

A minha chegada à meta...

instalada mesmo em frente à igreja... para aqueles que se quizessem confessar...
O grande vencedor Tófol Castanyer, como tempo de 04.35'.58'', campeão do mundo de trails... 2º. Custódio António... em femininos a grande vencedora foi Carmen Pires...

No k 21 os vencedores foram: masculino José Carvalho e no feminino Antonieta Sá do CCD o Alvitejo...
Aqui a Antonieta a cortar a meta... os meus parabens e larga a fita...

Notas de agradecimento:
1º. - Ao CCD O Alvitejo, clube o qual represento, sem ele não teria estado presente em todas as provas do Circuito, o meu obrigado e aos meus amigos do mesmo clube, Manuel Vitorino, um grande lutador e Arsénio Fernandes ou Daniel... sempre bem disposto e da minha paixão, Antonieta que me acompanha sempre nestas andanças e desafios a dar o seu apoio...
2º. À organização por nos ter proporcionado todos estes momentos de grande correria, maravilhosos percursos de grande beleza paisagistica, a forma como as provas estavam organizadas a simpatia da parte dos seus colaboradores e dos representantes dos municipios onde as mesmas se desenrolaram... Espero que para o ano se realize e que eu possa participar...
Obrigado Moutinho e companhia...
momentos de descontração antes da prova...
Veja aqui os  resultados K-42 e  do K-21
e algumas (muitas e bonitas) fotos de Sérgio Azenha e de AXtrail - K42 e o Vídeo k42 Portugal...

1 comentário:

João António Melo disse...

Grande prova fizeste, campeão! As paisagens são de uma grande beleza, mas tu não as apreciaste com toda a certeza, só se foi quando tiveste alguma queda e olhaste um pouco em redor ;)))) Parabéns! Felicitações também à Antonieta, está uma grande atleta, o 1º lugar é obra!