domingo, 15 de março de 2015

Trail Running Estremoz

Mais um fim de semana, mais um passeio pelo nosso Portugal, desta vez até ao meu Alentejo, cidade de Estremoz, onde só tinha ido, ainda quando era puto e artista da bola, para dar uns pontapés.
..."Cidade portuguesa do distrito de Évora com cerca 9 000 habitantes.
É conhecida internacionalmente pelas suas jazidas de mármore branco, o chamado marmore de Estremoz, a sua exploração tem uma origem muito antiga, como o comprova o Templo Romano de Évora, que contém marmore originario de Estemoz.
Foi-lhe concedida a distinção de "Notável Vila", atribuída pelos reis de Portugal e foi elevada a cidade em 1926"...
- Desta vez fui correr e tive o prazer de ver e conhecer, um pouco mais desta bela cidade e também da zona rural por onde andei perdido pelos trilhos, durante 2:30, gostei especialmente do Castelo e espero voltar numa próxima edição.
Foi, em 8 de março, data importante, por ser o "Dia da Mulher", que se realizou o I Trail Running da cidade de Estremoz, organizado pelo Clube de Orientação do Alto Alentejo (COAAL), nas distâncias de 30 e 15 kms, provas competitivas e ainda uma caminhada, organizada pela Câmara Municipal.
O horário da partida das duas provas, atrasou cerca de 20 minutos, devido à entrega dos dorsais, eram 9 horas e ainda havia pessoas na fila para levantar os mesmos.
Cerca de 500 atletas divididos pelas 2 provas, lá foi dado o sinal de partida pelo padrinho da prova o Sr.Joaquim Adelino, em frente à Câmara Municipal no Rossio.
Parte inicial da prova em estrada dentro da cidade, para depois entrarmos por terrenos circundantes, da cidade e Serra D'Ossa, passagem por pedreiras, pelo interior de um ribeiro, com a água bem fria, até à  cintura, foram cerca de 50 m.

Alguns estradões e trilhos técnicos, com pequenas subidas e descidas, mas agradáveis para se correr, paisagem diferente daquela que nós estamos habituados, os eucaliptos e os pinheiros, deram lugar aos sobreiros e azinheiras, algum mato, estevas com o seu cheiro característico.
Percurso bem marcado, com vários abastecimentos e algum apoio ao longo do percurso, dia quente, primaveril.
Na prova dos 30 kms, terminaram a prova 165 participantes e na de 15 kms, 317.
Eu consegui terminar os 30 kms com o tempo de 02.34', tendo ficado na 12ª. posição da geral e 1º. do escalão M/50. Teste após aos 115 kms da semana anterior... Não foi mau de todo.
A minha paixão como sempre, acompanhou-me e também participou nos 30 kms, tendo-se classificado na 5ª. posição da geral e 1ª. do seu escalão F/45, com 03.29'.

Eu e a minha paixão... após a chegada dela...
Segui-se o almoço no quartel, em boa companhia, companhia de alguns amigos, que têm alguma paciência para me aturarem...
Veja aqui as classificações

Sem comentários: