quinta-feira, 10 de agosto de 2017

4º. Trail do Zêzere

- Realizou-se no passado sábado, 12 de novembro o 4º. Trail do Zêzere, em três distâncias, Grande Trail 70k, com 3200+, no qual eu participei, 35k a contar para o campeonato nacional de trail e um mini trail de 20k e ainda uma caminhada 13k. 
- Como nas edições anteriores, a organização esteve a cargo do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere, com o apoio da Câmara Municipal e Juntas de freguesias... Para todos os meus parabens.
- Provas a percorrerem caminhos e trilhos das Serras, junto ao rio Zêzere e das freguesias de Águas Belas e Nossa Senhora do Pranto, com início em frente à Câmara e fim no interior do pavilhão municipal...
Mais um grande empeno que me aguardava e a vontade para o fazer não era nenhuma, semana antecedente à prova, lesão na anca direita que não me deixava correr, aproveitei e fui à farmacia, comprei uns comprimidos paras as dores e uns pozinhos de vontade para correr, tomei uma dose dupla e lá me levantei de madrugada ainda com menos vontade de largar o quente dos lençóis, mas teve que ser 4 horas da madrugada, levantar, equipar uma parte e preparar o pequeno almoço, para sair de casa meia hora depois.
E assim foi e pelas 06 horas já estava a levantar o dorsal, ainda tinha algum tempo para descasar, passar pelas brasa e não é que passei mesmo e quando dei conta, faltavam 20 m para o início, acabar de equipar, aprontar a mochila, água e comida e começar a ganhar força e vontade para esta aventura, com o rio Zêzere lá em baixo como pano de fundo como numa tela...
E poucos minutos antes das 07h, lá estava eu a dar entrada no posto de controlo e passados poucos segundos foi dado o sinal de partida, fui mesmo o último a sair da linha de partida, mas como havia muito tempo para sofrer tinha que o adiar o mais possível...
Aos poucos fui-me juntando aos amigos habituais que já iam com a pica toda lá mais à frente e logo na primeira subida já íamos na galhofa, o Rui Santos, o Charrua e outros e ao poucos lá fomos avançando e os kms ficando para trás.
1º. abastecimento por volta dos 11k, Aderneira, deste lembro-me bem, grande rampa até lá acima, eu a iniciar a subida e os da frente lá em cima... beber uma pouca de coca cola, adoro esta bebida nos abastecimentos, deve ser por ser doce e comer um bocado de banana e continuar... já se ia fazendo sentir calor.
Próximo, aos 18k, Castanheira/Lagoa Azul, mais uma paragem curta, porque ainda faltava muito e nessa altura ainda havia, forças, paisagens lindas e algumas subidas de forte inclinação, aqui as descidas ainda se faziam como gosto, mas lá mais para o fim, já preferia as subidas grandes em vez das descidas... Enfim são manias.
E assim se foram passando os kms, alguns atletas do trail curto, iam-se juntando, já não ia sozinho, aqueles que conseguia acompanhar, aproveitava a boleia, se os conseguisse acompanhar, depois veio a separação e mais uns kms sozinho, como eu gosto,  entretando consegui juntar-me um companheiro da mesma prova, que aos poucos foi ficando para trás e à minha frente iam dois, o 2º e o 3º. consegui manter sempre uma curta distância deles e prova disso foi que quando cheguei ao abastecimento dos 50 kms em Lugar de S. Guilherme estes ainda lá estavam, comi uma sopa, e mais coca cola e também arranquei, para depois passar de novo neste abastecimento aos 59.
Aqui, conforme tinha combinado com a minha paixão, para estar neste local e como sempre não falhou, lá esteva ela para me apoiar e ajudar a abastecer, é sempre uma mais valia termos alguém com quem possamos contar, só já faltavam cerca de 11 a 12 kms...
Marcações km a km, nesta altura já demoravam mais a passar e não ajudavam, nunca mais avançamos, mais uma subida até  a umas antenas ferrugentas para depois descer e aproximava-se aos poucos o últimos abastecimento, também lá tinha o meu apoio e mais um empurrão, só já faltavam 6kms, mais uma hora pensava eu, nesta altura já um amigo me tinha passado, seguindo na 5ª posição.
No abastecimento, juntava-mo-nos com os da prova dos 35km, sempre em companhia até ao pavilhão, mas estes kms não foram fáceis
Objetivo concluído, terminar e conseguir fazer menos tempo que o ano anterior, também superado...
Percurso de grande beleza, com o rio Zêzere mesmo ali ao fundo, elevado grau de dificuldade, bons trilhos tecnicos e alguns estradões.
Abastecimentos muito bons e marcações excelentes, fitas de 20 em 20 m, ou quase... e assim passei 8horas e 51m.
5º. da geral e 1º. do escalão +50 ...
Resultados 70k

Sem comentários: