terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Territorio Circuito Centro - I Etapa - Proença à Nova


- Realizou-se no passado dia 10 de janeiro, a I Etapa do Território Circuito Centro - Proença-a-Nova, organizado pela Empresa Horizontes no Pinhal, Actividades Turistico Desportivas Lda, com duas provas competitivas nas distâncias de 47 km UT (ultra Trail) com 2050 m de desnível acumulado e 26 km  TC (trail curto), a pontuarem para o prémio final do Circuito - total de 4 provas.
Secretariado no Museu Isilda Martins, em Sobreira Formosa, Estrada da Isna, onde estava também instalada a partida e a chegada (meta) das duas provas. Partida simbolica do interior do museu a té a uma arteria ali próximo para ser dada a partida.
-Pelas 09H05, desta vez houve uma tolerância de cinco minutos, para os mais distraídos, pois alguns dos atletas, foram ter a Proença a Nova, por descorarem o guia do participante, acontece a qualquer um de nós... e lá foi dada a partida para os cerca de 180 atletas, divididos pelas duas provas, manhã de algum frio, muito, com temperaturas um pouco baixas, parte inicial dentro da localidade a sermos guiados por um dos elementos da organização, até entrarmos, na zona de mata, aqui já por nossa conta, com as habituais marcações de fitas laranjas e marcações no solo, percurso muito bem marcado.

- Como tinha conhecimento que a prova era muito rolante, lembrei-me do percurso da Ericeira e como tal tinha que sair nas calmas, pois eram 47 kms, com algumas, não muitas, subidas, dignas desse nome e lá fui, aquilo que as pernas me permitiam, tivemos de tudo um pouco, estradão, alcatrão, água, gelo, subidas, descidas, boas decidas para massacrar os músculos e trilhos muito bons e de boa acessibilidade que dava gosto correr... por volta dos 8 kms subimos a dos pontos mais altos, passamos junto a um marco geodézico, para iniciar-mos uma descida de trilhos muito técnicos e perigosos, com muitas pedras, todo o cuidado era pouco, pois escorregavam bastante para depois iniciarmos uma outra súbida, que nos levava a um outro pico do percurso, aos 13 kms e a partir daí teriamos um bonus, até ao km 30, mais ou menos, trilhos muito técnicos, na encosta da serra, dum lado um muro e em baixo uma ribeira que nos acompanhou ao longo de muitos kms, a qual tivemos de atravessar e molhar os pés, com o frio que estava, não dava mesmo para parar, havia que correr, seguir numa zona cheia de gelo, onde se ouvia o estalar da geada debaixo dos nossos sapatos, de vez em quando, tinhamos o privilégio de vermos o sol, mas por pouco tempo, pois logo entravamos novamente em zona de vegetação e assim foram passando os kms, normalmente, faço as minhas provas sozinho, muitos kms só eu os animais e os trilhos, fiz a totalidade ou 99% do percurso. 
Passagem pelos abastecimentos, desta vez houve quatro, aos 15 km, Alvito, aos 23 Cerejeira, 31 em Catraia e Montes da Senhora aos 39, onde sei que havia sopa e a aprtir daqui estava quase, só já faltavam cerca de 8 kms, havia que gerir o esforço para conseguir chegar ao fim, pois as caibrãs começavam a dar sinal, enquanto era plano e a subir tudo bem, mas a descer tinha que começar a travar e os últimos kms já foram um pouco a doer...

No geral em relação à prova, achei que estava muito boa a nível de organização, marcações perfeitas, abastecimentos bons, apoio durante a prova, da parte da organização que eu acho muito importante e percurso espetacular, muito bonito mesmo. Nunca tinha ido para aquelas bandas e gostei.
Terminei na 3ª. posição da geral, com o tempo de 4:29'. A minha Paixão também andou por estas bandas e também terminou com o tempo de 05:48', também ficando na 3ª. posição da geral.
Os grande vencedores da prova Ultra foram: Rui Luz e Luís Mota, ambos com 4 horas.

Na classe feminina as vencedoras foram: Isabel Moleiro, 5:41 e Ana Maia 5:47 e a Maria Antonieta com 05:48...

Os vencedores da prova curta foram: Masculinos - António Silvino, Guilherme Neto, ambos com 2:08 e Paulo Ferreira 2:11'. Femininas - Anabela 2:37', Elizabete Vieira, 2:40 e Rute Martins, 2:44.
Veja aqui os resultados


Sem comentários: