quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

UTAX - 2014

- Realizou-se no passado dia 18 de outubro, com início às 00H00, mais uma edição da grande prova UTAX, na distância de 107kms... com 6000 m de acumulado positivo,  para muitos a mais dura de todos os trails  a mais desejada e temida...devido às sua características tanto do terreno, altimetria, condições climatéricas e distância.
Sexta-feira, dia de trabalho, tinha de descansar, para conseguir os objetivos desta grande aventura, que era simplesmente terminar, para isso, tirei um dia de férias, na companhia da minha Paixão, para poder descansar um pouco mais, dormir até mais tarde, arranjar os equipamentos, material a levar ao início e para mandar no saco (muda de roupa aos 60kms), material obrigatório, para não faltar nada e não haver desculpas.
- Cheguei pelas 20:00, ao local da concentração, Praça da Notabilidade em Castanheira de Pêra, onde estava instalado o secretariado, dirigi-mo-nos a este para levantar os dorsais e chip, conversar um pouco com alguns amigos e regresso ao carro, comer qualquer coisa e passar pelas brasas mais um pouco, com um olho aberto e outro fechado, ia vendo o pessoal que chegava, alguns com uma grande vontade, outros mais apreensivos, estes já sabiam o que iriam encontrar, dificuldades, aqueles que era a primeira vez, esses vinham cheios de força e genica... e assim foi até às 23H15, hora de acabar de equipar, últimos ajustes e confirmar se estava tudo ok... frontal, muito importante, ter uma boa luz é meio caminho corrido, com menos quedas, pilhas de reserva, no cimo da serra, já conheço bem, há sempre nevoeiro e nesta noite não fugiu à regra...

- Ida até à zona de partida, controlo 1, verificação de material e ativação do chip e antes disso a foto da praxe...eu e  a minha paixão que também perdeu o juízo e se aventurou neste grande desafio, em "noite de copos na serra da Lousã..."

o tempo ia passando e aproximava-se a hora da partida, mas sem antes ter-mos sido abençoados pelo nosso amigo S.Pedro, o nervoso miudinho já se fazia sentir, algumas piadas para o esconder e uns sorrisos forçados e começava a contagem decrescente 10, 9... 0 e lá vão cerca de 400 aventureiros, até onde não sabíamos, sabíamos que para chegar ali tínhamos que percorrer 107 kms, por entre muitos obstáculos, que íamos deparar com muitas dificuldades e chegar a este local pelos nossos meios, a correr, andar ou até mesmo a rastejar...
 Tudo pronto para a partida com dois bons amigos, Jorge Serrazina e Carlos Fonseca.
 Olhem bem para a carinha deles...

Saída de Castanheira de Pera em direção ao Ameal e subindo por um bom single-track ao início  do parque eólico no cimo da Serra da Lousã, continuando em direção à Casa do Guarda Florestal, iniciando-se ai a descida para as aldeias do Catarredor e Vaqueirinho, até ao Talasnal, onde se situava o 1º. abastecimento.
O percurso segue e leva-nos para um dos locais que mais gosto nesta serra o Terreiro das Bruxas continuando depois na direção da Ribeira do Conde, de onde se sobe para o Parque eólico de Vila Nova, 2º. abastecimento, Observatório de Vila Nova, aqui lembro-me bem, tava um nevoeiro e frio que não se via nada à frente do nariz, seguimos para a praia fluvial da Louçainha por trilhos muito bons para se correr, mas cuidado com o nevoeiro até chegar ao 3º. abastecimento em Vila Nova, seguindo para a Srª. da Piedade de Tábuas e Gondramaz, onde apanhamos um bastante técnico e de declive muito acentuado, marcado com a presença da ribeira de espinho, suas cascatas e pontes de madeira, escorregadias, para terminar em Espinho, 4º. abastecimento, onde devia haver uma sopa quentinha, mas disseram-me que era no próximo, em Lousã e então bora lá à procura dessa sopinha quente... pssado 8 kms com a barriguiha vazia e pensar que dentro de alguns minutos, estaria a deliciar-me com uma canja quente, qual foi o meu desalento quando cheguei e perguntei por essa dita sopa e responderam-me que era no próximo abastecimento...

Ora bolas e eu a pensar que era, tomar um chá quente e seguir viagem, á, o saco da mudança da roupa, ficou para trás, há que continuar... seguindo pela Rota dos Moínhos, com passagem junto à Fábrica do papel do prado, acompanhando e atravessando a ribeira  de S. João em sentido montante em direção ao Castelo de Arouce, o tal que só o vejo nas fotos,  ermidas e praia fluvial, iniciando-se uma longa subida até à Central Hidroelétrica que aos poucos aumenta de desnível. Percorre-se a levada, aqui percurso dos Abutres, e de um longo troço técnico, surge a Aldeia do Xisto do Candal, seguindo um novo traçado até Cerdeira, 6º. abastecimento, continua-se até ao próximo que ficava a 7 kms, Aigra Nova, seguindo depois em direção aos Penedos de Góis, passando pelos aerogeradores de Vilarinho e Trevim, 1200m de altitude, para mais adiante entrar no território de Castanheira de Pêra, Capela de Santo António e aos Poços de Neve, descendo-se em direção ao Coentral Grande pelo trilho do nevoeiro e das pedras, chegando-se ao 8º. abastecimento, ala que se faz tarde e lá continuei  em direção à meta, tendo ainda passado pelas aldeias de Sarnadas e Pisões, continuando para a praia fluvial do Poço do Corga, Torgal e atravessar mais um ribeiro e era já ali a meta...
e assim foi durante 16:48'32'', 23º. da geral e 1º. escalão M/50...

A Antonieta também andou por estas bandas, tendo terminado com o tempo de 22:34'. Parabens por teres conseguido...

- Depois de começar a correr, poucas são as coisas de que me lembro, como os locais de passagem, povoações e de noite ainda pior, quando tudo é escuro e muito humido, sei que havia tojos e silvas, porque de vez em quando apanhava uma arranhadela ou uma picadela nas pernas, ou nas mãos quando me tentava segurar para evitar cair.