quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Vinte Quilometros de Almeirim

Mais um ano, mais uma festa do atletismo, em Almeirim, desta vez a 29ª Edição dos Vinte Quilometros, organização a cargo da Associação Vinte kms e apoio da C. Municipal.
Já não é bem o que era, aqui há quatro ou cinco anos, mas não deixa de ser um grande evento popular, onde todos podem participar e divertirem-se, a correrem ou a caminharem, nas distâncias de 20 e 5 km.
Último domingo de outubro, noite em que muda a hora, horário de inverno, descansasse mais uma hora para carregar energias e depois queimá-las durante hora e meia e depois disso, há que repor as calorias perdidas do esforço da prova, a tradicional sopa da pedra e a respetiva caralhota...
Esta como ficava perto de casa e com inicio marcado para as 10H00, não era necessário levantar muito cedo, bastava estarmos uma hora antes, havia tempo suficiente para levantar os dorsais, na Sec. de Atletismo dos 20 km e ainda sobrava algum para o aquecimento, só que o tempo não pára e quando demos conta estava quase na hora de partida...
Dirigimos-nos para a zona de partida, tentar arranjar um bom sitio, o mais à frente possível, para poder sair sem grande confusão, evitar os encontrões e empurrões, mas já não foi possível, havia que aguardar mais atrás, foi dada a partida e até chegar ao local onde estava instalado o controlo do chip, ainda demorei mais de 30'', até lá.
Percurso idêntico aos anos anteriores, uma volta com cerca de 5 kms, pelo interior da localidade, nova passagem pela meta, aqui ficavam os participantes da mini prova e os restantes ainda tinham que ir até Alpiarça e voltar.

Seguir de novo em direção à zona norte do parque e apanhar a EN 118, passagem em frente à Compal, até à entrada de Alpiarça, na rotunda seguia-se para a direita, junto à marginal da barragem dos Patudos, nesta zona já os primeiros vinham em sentido contrário, já tinham feito o retorno que era um pouco mais à frente, para regressarmos de novo para Almeirim, passagem em frente à câmara municipal e viragem à esquerda, até ao cruzamento, junto aos bombeiros, onde se virava, novamente, à esquerda e a meta estava mesmo ali a cerca de 250m... e assim se passou mais uma bela manhã a correr, na companhia de amigos.

O dia até esteve bom para a prática desportiva, fresco e sem chuva.
Muita gente durante a prova ao longo do percurso a aplaudir os atletas e mesmo os próprios atletas a felicitarem-se e a apoiarem-se... quando se fazia o retorno.
Agradeço a todos os que me felicitaram e apoiaram, fora e dentro da prova o meu muito obrigado.

Obrigado também à Secção de atletismo dos 20kms, na pessoa do Sr. Presidente e restantes dirigentes e treinadores e parabens pela excelente prestação da equipa que obteve o 2º. lugar.
Consegui terminar com o tempo de, 01h18'50'', cada vez tenho vindo a piorar, 2013, 1.17', 2014, 1.18' e este ano foi isto... mas também estou consciente que conseguia tirar um minuto... falta de motivação na parte inicial e só com o decorrer da prova a vontade e o bem estar na corrida vão aumentando, nunca terminei esta prova como este ano, sentia-me bem e conseguia fazer mais uns quilometros e nas edições anteriores chego ao fim de rastos...
45 da geral e 4 º. do escalão 50.

A minha paixão também conseguiu terminar com o tempo de 01.40...
A chegada da minha campeã...
Veja aqui as classificações e reportagem.

Sem comentários: